Entre Sines e Vila Nova de Milfontes, encontram-se as melhores praias para a prática de Surf. Aqui, é possível agarrar numa prancha e aproveitar o mar durante todo o ano, principalmente no Outono e na Primavera. A melhor notícia é que há ondas que cheguem para todos: nestas praias não há muito crowd.
Regra geral, no Inverno, a ondulação é maior e mais consistente. Ou seja, as condições perfeitas para quem se quer desafiar e evoluir. Durante o Verão, as ondas são mais pequenas e mansas, ideais para quem se esteja a estrear no surf ou que prefira gozar o mar de forma mais tranquila. Apesar disso, mesmo nesta temporada, continuam a existir alternativas para os surfistas mais avançados.
A água é fria durante quase todo o ano, por isso, um fatinho isotérmico não se dispensa.
![praia dos aivados](https://www.blog.herdadedamatinha.com/b/wp-content/uploads/2023/04/praia-dos-aivados-min.jpg)
Uma praia rochosa e selvagem, foi, em tempos, o oásis escondido dos surfistas locais. Hoje, já começa a ganhar a sua fama no mundo do surf. O beach break exposto costuma ser uma aposta segura durante todo o ano.
Esta praia tende a receber ondas de fundo distantes que quebram tanto para a esquerda quanto para a direita. A direção ideal da ondulação é de noroeste, combinada com um vento offshore de sul.
Aqui é possível surfar em todas as fases da maré, e o mar nunca fica muito lotado.
![praia do malhão](https://www.blog.herdadedamatinha.com/b/wp-content/uploads/2023/04/praia-do-malhao-min.jpg)
Um dos melhores surf spots de Milfontes fica a 7 Km da vila. A Praia do Malhão, para além de ter uma beleza natural incomparável, contém uma vasta escolha de picos devido ao fundo de areia. Por estas e por outras (tem uma escola na praia onde se pode ter aulas e alugar material), é uma praia ideal para qualquer nível de surf.
![praia das furnas](https://www.blog.herdadedamatinha.com/b/wp-content/uploads/2023/04/praia-das-furnas-min.jpg)
A partir desta praia fluvial na margem Sul do Rio Mira, é possível contemplar uma vista magnífica sobre a foz e a Vila.
Este é um dos spots de surf que permite surfar durante todo o ano, até mesmo no Inverno. Por ser uma praia de fundo de areia e estar menos exposta à ondulação, reúne condições de surf ideais para os mais novos e os menos experientes.
![praia de são torpes](https://www.blog.herdadedamatinha.com/b/wp-content/uploads/2023/04/praia-de-sao-torpes-min.jpg)
No verão, banhistas e surfistas afluem à Praia de S. Torpes, e fazem dela a praia mais concorrida da região.
Com as suas águas mornas e ambiente descontraído, este é um lugar onde quem está, está bem. Entretenimento não falta, a começar pelo surf, que é sempre uma opção divertida para gente de todas as idades e níveis de “expertise”.
Na zona norte, junto às refinarias, a praia é mais abrigada, tendo uma ondulação mais suave e uma maior proteção dos ventos de norte.
Ocasionalmente, o mar ganha tamanho e o swell fica mais poderoso. Quando isso acontece, fica a dica: Siga mais para o sul, onde as rochas e enseadas oferecem alguma variedade de picos.
Apesar de ser uma praia conhecida pelos visitantes e adorada pelos locais, nunca chega a ficar completamente lotada. Além disso, aqui, o surf é possível em qualquer época do ano para pessoas de todos os níveis, mas as melhores condições ocorrem quando um swell de sudoeste se combina com um vento offshore de nordeste.
![praia da vieirinha](https://www.blog.herdadedamatinha.com/b/wp-content/uploads/2023/04/praia-da-vieirinha-min.jpg)
O areal extenso caracteriza-a. As pequenas rochas desenham enseadas no mar. As boas condições para o surf & bodyboard dão-lhe fama entre os praticantes. A Praia da Vieirinha, ou da Pedra da Casca, é uma praia vigiada, de estacionamento e acesso fácil, onde ainda é possível encontrar um restaurante e uma escola de surf.
![](https://www.blog.herdadedamatinha.com/b/wp-content/uploads/2023/04/praia-do-burrinho-min.jpg)
Na antiga estrada de São Torpes a Porto Covo antes de chegar à Praia Grande, está escondida a Praia do Burrinho. Para a encontrar, basta perguntar. Qualquer pescador ou local sabe indicar onde fica este tesouro.
Se o swell estiver grande o suficiente, vai saber que chegou ao spot quando vir uma onda perfeita quebrar no meio do mar. Para o surf, as melhores condições acontecem quando um swell de oeste se combina com um vento offshore de leste. Esta é uma praia para surfistas mais experientes e ousados, dispostos a remar um bom bocado para surfar ondas grandes.